Diretrizes Gerais para Detecção de Alterações no Desenvolvimento Infantil
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6 meses
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9 meses
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12 meses
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18 meses
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2 anos
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3 anos
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4 anos
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5 anos
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Referência em qualquer idade
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Sócio-emocional
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Não sorri ou emite sons em resposta à pessoas
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Não compartilha prazer com outros utilizando contato
ocular ou expressão facial
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Não percebe pessoas estranhas
Não joga utilizando turnos como no esconde-esconde ou
jogar bola
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Falta de
interesse em jogar ou interagir com outras pessoas
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Quando brinca prefere atirar, bater mais do que fazer
uso funcional dos objetos como ninar uma boneca ou montar cubos
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Não apresenta interesse em outras pessoas ou
em jogos simbólicos
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Reluta ou é incapaz de jogo cooperativo
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Apresenta um modo de jogar diferente
daquele de seus pares
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Não adquire os marcos motores
Preocupação paterna
Perda de habilidades significativa
Ausência de resposta a estímulos
sonoros ou visuais
Interação ruim com seus pares ou com
adultos
Diferenças de tônus entre os dimídios
direito e esquerdo em força, movimento ou
tônus
Movimentos soltos ou fracos (tônus
baixo) ou endurecidos ou tensos (tônus alto)
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AUSÊNCIA DE OU CONTATO
OCULAR LIMITADO
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Comunicação
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Não começa a balbuciar(adah, agú...)
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Não utiliza gestos(dar adeus, apontar...)
Não balbucia, não utilliza duas consoantes( baba,
dada...)
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Não balbucia frases que soam como conversa (jargão
imaturo)
Não responde a sons familiares
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Não fala palavras claras
Não consegue entender comandos simples (Onde está a bola?)
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Não fala 50 palavras, no mínimo
Não junta duas palavras:” quero água”
Não entende a maioria das coisas que se fala
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Dificuldade em se entender o que fala
Não utiliza sentenças simples
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Dificuldade em se entender o que fala
Não consegue seguir um comando com 2 passos(vai no
quarto e pega o chinelo debaixo da cama)
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Apresenta dificuldade em dizer o que está errado
Não responde a perguntas em uma conversa simples
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Motor fino e
cognição
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Não alcança ou segura objetos
Mãos frequentemente fechadas
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Incapaz de segurar ou largar objetos de sua mão
Não consegue transferir objetos de uma mão para outra
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A alimentação que aceita é predominantemente líquida
ou em forma de purê
Não consegue mastigar comida sólida
Não consegue pegar objetos utilizando o indicador e o
polegar
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Não segura ou não rabisca com o lápis
Não faz torres com os blocos
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Não se interessa em atividades de auto-cuidado:
vestir, alimentar etc...
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Dificuldade em ajudar nas atividades de auto-cuidado
Dificuldade em manipular objetos pequenos (como passar
contas em um cordão, por exemplo)
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Não utiliza o banheiro durante o dia
Incapaz de desenhar linhas ou círculos
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Professor está preocupado quanto á sua prontidão
escolar
Não se veste ou se alimenta de maneira independente
Não consegue desenhar uma pessoa simples (com traços)
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Motor grosso
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Não rola
Não mantém cabeça e tronco elevados do plano quando
em prono
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Não senta sem suporte
Não se move ( arrastar ou engatinhar)
Não suporta bem o peso nas pernas quando segurado por
um adulto
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Não engatinha ou se arrasta de nádegas
Não se puxa para ficar em pé
Não permanece em pé apoiado
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Não tenta caminhar sem suporte
Não fica parado sozinho
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Não consegue correr
Não consegue subir escadas com apoio
Não consegue jogar uma bola
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Não corre bem
Não consegue subir e descer escadas
Não consegue chutar ou jogar uma bola
Não consegue pular com os dois pés juntos
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Não consegue pedalar um triciclo
Não consegue agarrar ou chutar uma bola
Não se equilibra em um pé só
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Desajeitado quando caminha, corre, utiliza as escadas
etc...
As habilidades com a bola são distintas das de seus
pares
Não consegue pular 5 vezes em cada pé
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Os Núcleos de Atenção Integral ao Recém-Nascido de Risco foram criados em 1997, a partir de uma proposta mais abrangente de melhoria no serviços dedicados ao recém-nascido e à gestante pela Superintendência de Saúde Coletiva/Coordenação de Programas de Atendimento Integral à Saúde da Criança, responsável na época por esta área. Atualmente estamos sob a gerência da Superintendência de Hospitais Pediatricos e Maternidades da Subsecretaria de Atenção Hospitalar, urgência e emergência da SMS-RJ.
sábado, 23 de janeiro de 2016
ANEXO2 -Sinais de Alerta no Desenvolvimento Infantil
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